segunda-feira, 2 de setembro de 2013

1º Connecting Knoledge - Sucesso!!!!

Bom dia.

É com imensa alegria que podemos dizer que o 1º Connecting Knowledge, organizado pelo Things Hacker Team foi um sucesso. Não pelo número de participantes, que ficou bem abaixo do esperado, mas pela empolgação e participação dos presentes e pelo efeito positivo que conseguimos impactar nestas pessoas. Foi gratificante ver tweets no dia seguinte falando que o evento foi muito bom, que as pessoas já estão pensando em como criar seus próprios robôs e assim por diante.

Bem, mas vamos falar do evento.

Inicialmente tivemos um farto coffee-break (nos preparamos para dezenas de pessoas...) e um networking valioso para os participantes.

Na sequência o Ryoji deu uma palestra com o título "Tensão, corrente, mas que raios é isso?". O retorno do público já foi muito bom. Teve até comentários elogiando o palestrante, porque conseguiu sintetizar alguns anos de faculdade de eletrônica em meia hora de palestra. Outro comentário de participante foi que naquele momento ele finalmente tinha entendido o porque da existência do Transistor. Os slides podem ser encontrados aqui.




Na sequência o Pedro nos brindou com uma palestra/aula sobre Arduino, Raspberry Pi e Mini-PCS. Como o nosso tem uma quantidade considerável de bugigangas, Pedro conseguiu causar grande impacto nos presentes. Teve até desenvolver que sonhava produzir um código Arduino e teve seu desejo realizado. Os slides da palestra podem ser encontrados aqui.




Na sequência eu (Ricardo) palestrei sobre ADK (Android Development Kit). Foi bacana ver a fisionomia dos presentes impressionados com o poder do "Arduino do Google". Também consegui mostrar a facilidade de código para apenas conectar o hardware adk-enabled e um aplicativo Android, o que causou boa impressão também. Meus slides podem ser vistos aqui.





Depois começamos a mostrar alguns dos projetos desenvolvidos pelo time:

-> Sistema de automação residencial controlado por aplicativo Android e NFC;
-> Sistema de automação residencial controlado por Ocarina, Transformada de Furrier e Processing;
-> Máquina de doces que só entrega a guloseima depois que o usuário acerta a senha de toque;
-> Twitter controlando os leds de uma maquete;

Para fechar com chave de ouro, Alfredo Prada Giorgi nos apresentou o Ninja Block. Sua palestra deixou todo mundo fissurado com esta plataforma. Acredito que eles terão mais 5 ou 6 clientes muito em breve. Além disso, Giorgi também demonstrou como criar regras de automação de forma muito simples com um sistema de PIR twittando quando percebia a presença de algo, simplesmente sensacional. Os slides utilizados nesta palestra podem ser encontrados aqui.

No final do evento todos os participantes estavam entusiasmados com as possibilidades que a internet das coisas, arduino, mini-pcs, adk e Ninnja Block trazem. Estávamos todos cansados mas felizes com a sensação de dever cumprido.

Nossos agradecimentos aos participantes, aos novos membros do time, ao Alfredo por perder seu sábado para compartilhar seu valioso conhecimento e, a Globalcode que nos cedeu seu auditório para a realização do evento. Muito obrigado.

Att.
Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário